Buscar
  • Simpósio de Medicina Quântica Integrativa

O que é naturopatia

Atualizado: Mai 26

A naturopatia engloba uma concepção existencial, partindo do pressuposto de que a cura de um distúrbio orgânico e/ou emocional não vem apenas dos mecanismos fisiológicos, mas também de algo maior, que os pesquisadores costumam chamar de força vital. Quanto mais fortalecido se encontra o corpo, melhor seu potencial de resistência às enfermidades. Se alicerça, assim, na crença de que o organismo tem a capacidade latente de curar a si mesmo, ao se libertar das substâncias venenosas que invadem o corpo, por meio de nós mesmos, dos costumes prejudiciais conquistados a cada passo da jornada humana.

O objetivo é manter o estado saudável e não o tratamento de doenças. Porém, quando já existe uma doença instalada a naturopatia pode contribuir para restabelecer a saúde, nestes casos uma das estratégias mais utilizadas é a herbologia. O uso de plantas terapêuticas deve sempre ser feito com responsabilidade com o conhecimento detido por naturopatas sobre seu uso seguro. Muitas técnicas podem ser utilizadas juntas para potencializar um tratamento ou para minimizar os efeitos colaterais de outros.


Os sistemas enfraquecidos do organismo, que precisam de atenção, recebem tratamentos específicos. Os naturopatas têm várias possibilidades terapêuticas disponíveis para aprimorar tecidos, órgãos ou sistemas específicos, incluindo: intervenções no estilo de vida, recomendação de dieta, fitoterapia, terapia ortomolecular (uso de substâncias que existem naturalmente no corpo, como vitaminas, aminoácidos, minerais), geoterapia, terapia, terapia floral e outras.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo