Buscar
  • Simpósio de Medicina Quântica Integrativa

Medicina Tradicional Chinesa ao seu alcance

A nação chinesa tem uma história de oito mil anos. E uma das características que mais chamam atenção de nós, ocidentais, é a longevidade de sua população. Uma das explicações para isso é a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que trata a saúde do povo chinês, desde os tempos de Yan Di (mais de 5 mil anos A.C.).


A MTC é uma abordagem terapêutica milenar, que tem a teoria do yin-yang e a teoria dos cinco elementos como bases fundamentais para avaliar o estado energético e orgânico do indivíduo, na inter-relação harmônica entre as partes, visando tratar quaisquer desequilíbrios em sua integralidade.


A Medicina Tradicional Chinesa faz parte das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) - recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.


As PICS foram institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC). São elas: Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura; Medicina Antroposófica; Homeopatia; Plantas Medicinais e Fitoterapia; Termalismo Social/Crenoterapia; Arteterapia; Ayurveda; Biodança; Dança Circular; Meditação; Musicoterapia; Naturopatia; Osteopatia; Quiropraxia; Reflexoterapia; Reiki; Shantala; Terapia Comunitária Integrativa; Yoga; Apiterapia; Aromaterapia; Bioenergética; Constelação familiar; Cromoterapia; Geoterapia; Hipnoterapia; Imposição de mãos; Ozonioterapia e Terapia de Florais.


Uma das abordagens desse campo é a visão ampliada do processo saúde/doença e da promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado. As indicações são embasadas no indivíduo como um todo, considerando-o em seus vários aspectos: físico, psíquico, emocional e social.


Entre as principais diretrizes da PNPIC está o aumento da resolutividade dos serviços de saúde, que ocorre a partir da integração – ao modelo convencional de cuidado – de racionalidades com olhar e atuação mais ampliados, agindo de forma integrada e/ou complementar no diagnóstico, na avaliação e no cuidado.


A MTC para a avaliação clínica integral do indivíduo investiga sinais e sintomas – como histórico familiar e social, patologias, uso pregresso de medicamentos, sensações subjetivas, hábitos, humor, aspectos mentais, gerais e particulares, desejos e vivências marcantes, alterações fisiológicas, etc. Assim, busca a singularidade que definirá a terapêutica a ser aplicada e o medicamento mais indicado e efetivo para cada indivíduo.


Utiliza como procedimentos diagnósticos palpação do pulso, inspeção da língua e da face, entre outros; e, como procedimentos terapêuticos, a acupuntura, a ventosaterapia, moxabustão, plantas medicinais, práticas corporais e mentais, dietoterapia chinesa.


Para a MTC, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece, aos estados-membros, orientações para formação por meio do Benchmarks for Training in Traditional Chinese Medicine.


Glossário – Em 2018, o Ministério da Saúde publicou o “Glossário Temático: Práticas Integrativas e Complementares em Saúde”, com a intenção de identificar os termos próprios da área técnica, fornecer referências para a compreensão de termos e conceitos, proporcionar a exatidão conceitual e definir a atuação de cada termo em seus diferentes contextos institucionais.

O livro busca também eliminar ambiguidades para facilitar a comunicação interna, assim como organizar e divulgar informações técnicas, científicas e profissionais; para constituir-se em instrumento para representação e transmissão do conhecimento especializado.


O material foi elaborado pelas equipes da Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CNPICS) e da Coordenação-Geral de Documentação e Informação (CGDI/SAA/SE), por meio da Terminologia da Saúde. A publicação completa está disponível gratuitamente em http://aps.saude.gov.br/biblioteca/visualizar/MTM0Ng==


Pesquisa em

https://aps.saude.gov.br/ape/pics

https://aps.saude.gov.br/ape/pics/praticasintegrativas

https://taimin.com.br/medicina-tradicional-chinesa/historia


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo